LIAN GONG
É uma ginastica terapêutica que tem por principal função prevenir e tratar as dores no corpo, bem como restaurar sua movimentação natural. Essa pratica corporal foi desenvolvida na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, medico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa em Shangai na China.
São exercícios preventivos e curativos, cuja pratica põe em movimento o “Chi” (energia vital) em especial ao “Zhen Chi” ou “Chi Verdadeiro” no organismo, termos encontrados nos fundamentos da MTC medicina tradicional chinesa, que diz o seguinte: “Quando o Zhen Chi esta pleno no interior do corpo humano, os fatores negativos não podem invadir”. Ajuda na circulação do sangue, dissolve aderências e inflamações dos tendões.
Restaura a movimentação natural, melhorando a resistência e a vitalidade do organismo.
O sistema completo do Lian Gong em 18 Terapias é composto de 3 partes: Primeira – Parte Anterior – Lian Gong Qian Shi Ba Fa
18 exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo, divididos em 3 séries:
•Série 1: 6 exercícios para pescoço e ombros;
•Série 2: 6 exercícios para costas e região lombar;
•Série 3: 6 exercícios para glúteos e pernas;
Segunda – Parte Posterior – Lian Gong Hou Shi Ba Fa. 18 exercícios para prevenir e tratar de dores nas articulações, tenossinovites e disfunções dos órgãos internos, divididos em 3 séries:
• Série 4: 6 exercícios para articulações;
• Série 5: 6 exercícios para tendões;
• Série 6: 6 exercícios para órgãos internos;
Terceira – Lian Gong Shi Ba Fa Xu Ji. Este conjunto de 18 exercícios recebeu do Dr. Zhuang o nome de “I Qi Gong (cultivo e beneficiamento do Qi) – continuação do Lian Gong em 18 Terapias” e serve para prevenção e tratamento da bronquite crônica e da debilidade funcional do coração e dos pulmões, bem como outras doenças crônicas das vias respiratórias.
Fonte: Lian Gong Brasil – Disponível em: http://www.liangongbrasil.com.br/oque_e.htm
TAI CHI CHUAN
Arte Marcial Chinesa Milenar que na atualidade, tem servido a todos como Sistema Integral de Saúde. Seu método de ensino se adapta e respeita a cada um de seus praticantes, sendo considerada uma atividade física de baixo impacto. Pode ser praticada por pessoas de todas as idades sem restrições!
Os benefícios da prática do Tai Chi Chuan são inúmeros, fortalece o Sistema Esquelético, Muscular, ativa o Sistema Circulatório, Endócrino, colabora na produção de endorfinas acalmando e dando alegria a seus praticantes!
O Tai Chi Chuan quando bem ensinado, abrange também um processo de desenvolvimento dos melhores potenciais de cada um de nós. Incentiva a calma mental, o equilíbrio emocional e o bom relacionamento entre as pessoas.
Fonte: Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan – Disponível em: http://www.sbtcc.org.br/tai-chi-chuan.